Memorial da Inclusão traz a exposição “Lupa” com esculturas produzidas por artistas com deficiência visual


Obras feitas em papel e cola remetem a concepção que os artistas têm de identidade e sua relação com a cidade

Até o dia 28 de julho, de segunda a sexta, das 10h às 17h, o Memorial da Inclusão recebe a mostra “Lupa”, coordenada pela artista Lúcia Neto e com curadoria de Hélio Schonmamm. A exposição traz 6 esculturas táteis produzidas em papel e cola, quatro delas por pessoas com deficiência visual da União dos Deficientes de Jundiaí e Região (UDJR) e duas pela artista Lucia Neto exclusivamente para a exposição. O projeto levou em conta as imagens e símbolos que cada artista formou ao pensar em identidade e na sua relação com a cidade. O espaço está localizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10, na Barra Funda.

A ideia é que os visitantes sem deficiência visual tenham acesso às obras com vendas nos olhos e utilizem o toque e a audiodescrição. A mostra traz esculturas que materializam a subjetividade das percepções dos artistas, como por exemplo, o trem-bala que representa a ânsia por velocidade. A exposição leva o nome de Lupa por representar a ampliação dos sentimentos dos artistas.

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

Serviço:

Exposição “Lupa”

Data: até o dia 28 de julho

Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h

Local: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP

Entrada gratuita


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*